Guia definitivo: saiba o que fazer em Bombinhas

Bombinhas, no litoral centro-norte de Santa Catarina, é um dos mais conceituados destinos turísticos de Santa Catarina. Situado em uma península e com extensão territorial de apenas 35 km², o município atrai visitantes de todo o país e mundo. Entre seus principais atrativos, além da quantidade impressionante de 39 praias, destacam-se os parques naturais, uma reserva federal, patrimônio histórico e cultural, além de um mercado comercial aquecido e com excelentes opções de hospedagem. – Para promover as melhores férias da sua vida, confira agora o nosso guia definitivo sobre o que fazer em Bombinhas.

Dicas: saiba o que fazer em Bombinhas

Separamos 5 coisas imperdíveis para fazer em Bombinhas. Conheça os melhores atrativos, os melhores passeios e saiba onde se hospedar no município. Programe seu roteiro de viagem.

1 # Conheça as praias de Bombinhas

Entre as 39 praias de Bombinhas, chega a ser difícil escolher quais visitar. No entanto, uma coisa é garantida: as praias da península catarinense possuem belezas naturais únicas, águas cristalinas e características especiais para todos os gostos. Praias urbanizadas ou desertas, com águas tranquilas ou agitadas, de fácil ou difícil acesso (e muito mais!).

Nas últimas semanas publicamos um artigo exclusivo aqui no blog sobre as principais praias de Bombinhas. Confira a publicação e defina quais praias merecem a sua atenção e visitação.

2 # Conheça os parques ecológicos de Bombinhas

Além da quantidade impressionante de praias, Bombinhas possui três Parques Ecológicos Municipais e uma Reserva Biológica Federal. São inúmeras trilhas, além de mirantes naturais, grutas e cachoeiras. Nesses locais, de áreas extensas, há a presença virgem da vegetação de Mata Atlântica e fauna e flora associadas.

Os Parques Naturais do Morro do Macaco, Galheta e Costeira de Zimbros ficam situados na península em que o município está situado. Já a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo está situada em alto mar, fazendo divisa com os municípios de Governador Celso Ramos e Florianópolis, além de Bombinhas. O local é destino de diversas expedições de mergulho – que você confere na nossa próxima dica.

3 # Faça um mergulho experimental em Bombinhas

Bombinhas é detentora do título de Capital do Mergulho Ecológico de Santa Catarina. Para quem vem ao município, tirar um tempo para realizar a prática é quase indispensável. São diversas operadoras e escolas de mergulho especializadas em mergulhos experimentais e treinamentos profissionais PADI.

Para quem deseja conhecer a prática, a dica é optar por um mergulho experimental, conhecido como batismo. Essa modalidade de passeio inclui treinamento em piscina um dia antes da prática em campo, translado até o point de mergulho, acompanhamento de profissional experiente e fornecimento de todos os equipamentos necessários. Os destinos para a prática desse mergulho geralmente são as praias do Estaleiro (em Porto Belo) ou Sepultura (em Bombinhas), além da própria Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

4 # Conheça os atrativos culturais e patrimônios históricos de Bombinhas

Os diferenciais de Bombinhas não se limitam aos atrativos ecológicos. Mesmo com colonização e história recente, o município possui uma rica e preservada herança cultural. São tradições artísticas, gastronômicas e cotidianas tipicamente açorianas e indígenas.

Na cultura, um dos destinos turísticos mais conceituados é o Museu Comunitário Engenho do Sertão. O local promove a preservação e manifestação da cultura de Bombinhas através do artesanato, música e dança, contos de vivências e história, culinária e muito mais.

Já na gastronomia, o município possui restaurantes especializados em frutos do mar e comidas típicas. Entre os pratos mais famosos da culinária local, destaca-se o caviar de Bombinhas, também conhecido como bottarga, e a bebida alcoólica “consertada”, feita a base de café, gengibre e cachaça.

Entre os pontos históricos de maior renome, a Igreja da Imaculada Conceição, no alto do morro da cidade é destaque. Nos tempos antigos, o local era um importante ponto de encontro e celebrações para a comunidade local. Entre a década de 1970 e 1980, no entanto, o monumento foi atingido por inúmeros raios e permaneceu desativado até os anos 2000. Somente após a virada do século, depois da emancipação do município e fortalecimento do mercado turístico, o local foi restaurando. Hoje é aberto diariamente para visitação.

5 # Faça uma reserva em uma das melhores pousadas de Bombinhas

Suas férias só estão completas se você tiver um bom lugar para se acomodar e descansar. – E isso é uma das especialidades desse paraíso. São pousadas e hotéis aconchegantes e especiais, como o Bombinhas Blue Suítes.

Situado de frente para o mar da Praia de Bombinhas, no Centro do município, o Bombinhas Blue Suítes possui acomodações privilegiadas para casais. A pousada ainda conta com ampla infraestrutura, com deck e piscina de frente para o mar e acesso à praia.

Faça uma reserva antecipada e garanta as melhores ofertas em uma das melhores opções de hospedagem em Bombinhas.

Siga as redes sociais do Bombinhas Blue Suítes: Instagram | Facebook | Linkedin

Natal em Bombinhas: Cultura, Gastronomia e Praias

Natal em Bombinhas: Cultura, Gastronomia e Praias

Natal na praia? Natal em Bombinhas! Um ano tão cansativo exige um bom descanso. As atribuições são tantas quanto diversas, especialmente nesta reta final: é preciso conciliar o trabalho com planejar as férias das crianças, decorar a casa, comprar presentes, decidir o...

ler mais
Pousada beira-mar em Bombinhas

Pousada beira-mar em Bombinhas

Muitos chamam de pousada beira-mar outro de hotel beira-mar. Independente do título ou como você prefira denominar o Bombinhas Blue Suítes, o importante é que você vai conhecer um pouco mais desse paraíso chamado Bombinhas e recuperar sua energia no conforto de um...

ler mais
Saiba como fazer mergulho em Bombinhas

Saiba como fazer mergulho em Bombinhas

A península de Bombinhas, no litoral centro-norte catarinense, é considerada a Capital do Mergulho Ecológico de Santa Catarina. O município, com área total de 35 km², possui parques e reservas naturais ideais para a prática de mergulho com cilindro. O esporte é...

ler mais